New Old Reader

E o The Old Reader, uma das mais promissoras alternativas ao falecido Google Reader, vai fechar e virar um novo site, agora com acesso restrito. Em princípio, quem fez sua conta antes do anúncio do fim do serviço do Google vai poder ficar e participar da nova versão do site.

Primeira coisa que fiz ao saber da notícia, claro, foi conferir se minha conta ainda estava ativa e se eu estava entre os escolhidos. Estou. A partir disso, confesso que fiquei feliz e esperançoso com essa mudança.

Como qualquer usuário dasantigas do GReader, sempre torci muito pelo sucesso do The Old Reader, por ressuscitar a principal funcionalidade daquele: o compartilhamento de posts e artigos, com direito a comentários dos amigos. Muitos podem, como fizeram à época, dizer que redes como Google Plus e Facebook oferecem as mesmas funcionalidades. Mas a verdade é que a especificidade do uso de um leitor de RSS criava um ambiente quase inteiramente desprovido de ruído e disputas de ego, de forma que nenhuma outra rede social de que tenho notícia conseguiu replicar.

No entanto, todas as vezes em que tentei usar o dito cujo, minha experiência foi pior do que o aceitável. As possibilidades de compartilhamento não eram suficientes para contrabalançar a demora em atualizar feeds, ou o fato de esses serem atualizados em blocos (agrupando postagens da mesma fonte em sequência). Sem falar nos frequentes soluços em que os posts lidos paravam de ser contabilizados.

That’s why The Old Reader has to change. We have closed user registration, and we plan to shut the public site down in two weeks. We started working on this project for ourselves and our friends, and we use The Old Reader on a daily basis, so we will launch a separate private site that will keep running. It will have faster refresh rate, more posts per feed, and properly working full-text search — we are sure that we can provide all this at a smaller scale without that much drama, just like we were doing before March.

Por isso, espero que essa notícia possa significar um novo The Old Reader com melhor infraestrutura, mais estável e confiável. Não me importaria, sequer, de pagar pelo serviço, se necessário. Aguardemos.

posted: 13 July 29
under: Uncategorized